top of page
palestras.jpg

Os nossos oradores

Para mais informações clique na imagem do orador

BREVE NOTA BIOGRÁFICA

Ana Cohen
Ana Cláudia Cohen

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Mestre em Ciências da Educação. Especialização em Administração Escolar e em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos. 

Vice-presidente do Conselho das Escolas. 

Membro da Direção da Associação Happy@Schools Portugal.

Autora de livros sobre a Avaliação de Desempenho Docente e a Autonomia e Flexibilidade Curricular e manuais escolares.

Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena. 

O seu agrupamento pertence às redes: 

-  Education 2030 da OCDE desde 2018 e 

-  Transforming Education da Unesco/ ONU desde 2022 

- Schools+ 

- Infinity 

-  Foi a 1º escola europeia a ser galardoada com o "proficient STEM sChool Label" da European Schoolnet

​

Carina Lobato Faria
Carina

Psicóloga Clínica e da Saúde, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com grau de Especialidade Avançada, em Neuropsicologia, Necessidades Educativas Especiais e Psicoterapia. Mestranda em Ciências da Educação. Pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Especialização avançada em Neurociências, Neuroplasticidade e Comportamento e Especialização avançada em Perturbações do Neurodesenvolvimento. Pós-graduação em Coordenação e Gestão de Formação e Especialização em Supervisão Pedagógica. Supervisora no desenvolvimento de psicólogos clínicos e tutora de psicólogos estagiários. Supervisão de professores em didática da pedagogia suportada na neurociência. Formadora de professores certificada pelo Concelho Cientifico Pedagógico de Formação Continua de Braga desde 2010, lecionando nas áreas da Neuroeducação, Educação Inclusiva, Gestão de conflitos e Relações Promotoras de Neurodesenvolvimento, Necessidades Educativas Especiais, Desenho Universal para a aprendizagem e Diferenciação Pedagógica. . Autora do livro “Intervenção em Psicologia Clínica”: PACTOR, 2019 e coautora do livro "Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes": PACTOR, 2022. 

Célia Prata
Célia Prata

Célia Prata possui mestrado e doutoramento em Educação pela Universidade da Beira Interior. É professora de Educação Especial e formadora certificada pelo Conselho Científico de Braga. Defende com convicção que o sucesso escolar depende de uma transformação profunda na forma de atendimento de todos os agentes educativos. Acredita que esta mudança é essencial e deve envolver a remodelação e reorganização dos processos institucionais, abrangendo desde a gestão pedagógica até a relação com a comunidade.

 Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2021

Cristina Novo
Cristina Nono

Professora Especialista em Educação e Comunicação Multimédia do Departamento de Tecnologias Educativas, do Instituto Politécnico de Santarém. 

Coordenadora do Centro de Competência TIC do IPSantarém e Cocoordenadora do mestrado em Recursos Digitais em Educação. 
Tem mais de 3 décadas de trabalho e formação na área das Tecnologias Educativas: frequência do doutoramento e mestrado em Multimédia em Educação, das pós graduações em Organização e Avaliação da Formação - Ensino a Distância e em Apoio Educativo a Populações Especiais. É membro do Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social pertencente ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

Formação de formadores e Investigação e Desenvolvimento, em domínios como os recursos educativos digitais, ensino a distância, educação para a inclusão e para a segurança e cidadania digital. Neste âmbito, tem produzido recursos educativos digitais, participado em projetos nacionais e internacionais, publicado artigos, intervindo e organizado igualmente inúmeras conferências e encontros nacionais e internacionais. 

Cristina Simões
Criatina Simões

Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular e Assessora do CFAE do Planalto Beirão. Professora especializada em Educação Especial (Agrupamento de Escolas Tondela Tomaz Ribeiro).

Doutoramento e Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Especial, com diversas pós-graduações.

Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2018 e Top 50 mundial do Global Teacher Prize 2020, com a atribuição de vários prémios nacionais e internacionais.

Docente no Mestrado e no Curso de Especialização em Educação Especial na Universidade Católica- Viseu.

Investigadora do Centro de Estudos em educação & Inovação (Ci&Dei) do Instituto Politécnico de Viseu e do Centro de Estudos de Educação Especial (Membro Colaboradora), da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

Formadora, certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, tendo vindo a desenvolver diversas ações de formação.

Autora de comunicações em diversos Congressos Nacionais e Internacionais.

Faz parte de Direção da Pró-Inclusão “Associação Nacional de Docentes de Educação Especial”

Daniela Gonçalves
Daniela Gonçalves

Licenciada em Filosofia (1999) e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002), possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2007) e uma pós-graduação em Neuroeducação (2016). Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo (2010). É investigadora integrada no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Abordagens/metodologias Inovadoras. É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora adjunta do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Técnico-científico. Colabora com várias escolas na região do grande Porto e com a equipa do Mais Sucesso Escolar (apoiado pelo Ministério da Educação). Colabora com a Inspeção Geral da Educação e Ensino (IGEC) em atividades de avaliação externa de escolas

David Rodrigues
David Rodrigues

Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento e o título de “Agregado” pela Universidade de Lisboa.

Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade.

É fundador da ONG Pró- Inclusão, foi seu Presidente (2008~2020) e diretor da Revista “Educação Inclusiva”.

Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA) e em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República.

Desde 2015 é membro do Conselho Nacional de Educação.

Domingos Fernandes
Domingos Fernandes

Presidente do Conselho Nacional de Educação, desde 9 de junho de 2022, eleito pela Assembleia da República. Professor Catedrático, jubilado, na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Coordenou, ao longo de 17 anos, programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa. Investigador principal de projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais. Autor de cerca de 200 publicações e de 300 comunicações nacionais e internacionais. Nos últimos anos coordenou os projetos de investigação Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015) e Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA), entre outros

Filomena Pereira
Filomena Pereira

Mestre pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa em Educação Especial. Experiência em desenvolvimento curricular, necessidades educativas especiais e educação inclusiva. Como Diretora dos Serviços de Educação Especial e Educação Inclusiva colaborou na preparação de legislação, orientações normativas, manuais de apoio à prática e desenho de planos de formação contínua de docentes. Com experiência docente nos ensinos básico e superior e de coordenação de cursos de formação contínua tem participado em projetos de âmbito nacional e internacional no domínio da educação inclusiva, temática onde se inserem a maior parte das publicações por si produzidas ou em coautoria. Participa em Fóruns e Conferências internacionais e em grupos de trabalho da UE no domínio das necessidades educativas especiais e da educação inclusiva. Atualmente leciona no ensino superior e é consultora internacional da UNICEF para a implementação de políticas de educação inclusiva em países da Europa e Ásia Central.

Gisela Espírito Santo
Gisela

Mestre em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia (ramo de Orientação Escolar e Profissional) pela Universidade de Coimbra. Detentora do Curso FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública

Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alto Tâmega

Isabel Lopes
Isabel Lopes

Docente do grupo 910 - Educação Especial,  Educadora de Infância, mestre em Educação Especial e licenciada em Psicologia. Integrou o grupo fundador da Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Encontra-se, desde 2016, a exercer funções na Inspeção-Geral da Educação e Ciência, integrando a coordenação da atividade Ação das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva.

Jorge
Jorge Pereira

Licenciado em Psicologia, Psicólogo Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidade avançada nas Necessidades Educativas Especiais. Mestre em Gestão das Organizações do 3º Setor, Pós-Graduação em Coaching Psicológico.

Publicou artigos em conferências, jornais e revistas. É co-autor do livro “O perfil no mosaico da intervenção gerontológica”.

É Presidente da Mesa da Assembleia Regional, da Delegação Regional do Norte, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.​

É psicólogo no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIMARANTE.

João Adelino
João Adelino

Licenciado em Ensino Básico, variante de Português/Francês; mestre em Administração e Planificação da Educação; doutor em Educação.

Frequentou e concluiu o Curso de Formação Especializada em Administração Escolar e Direito da Educação; o Curso de Especialização em Educação Especial, com especialidade em Domínio Cognitivo e Motor; e o Curso de Especialização em Análise de Dados.

Está registado como formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios: Educação Especial; Organização do Sistema Educativo; Política Educativa; Conceção e Organização de Projetos Educativos; Sensibilização à Educação Especial (domínio cognitivo e motor).

Entre os anos letivos de 1991/92 e 2003/2004, exerceu funções como docente de Português e Francês. Desde 2004, tem exercido funções docentes em educação especial.

Desde 2015 desempenha o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, a cujo quadro pertence, no grupo de recrutamento 910.

Luzia Lima
Luzia

Luzia Mara Lima-Rodrigues é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e da Universidade Lusófona de Lisboa, onde é também membro do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). É Pedagoga, Psicopedagoga, Sociodramatista, Mestre e Doutora em Educação. Tem lecionado e investigado nas áreas da Educação Inclusiva, das Pedagogias Expressivas e da Aprendizagem Baseada na Ação. É membro de comissões organizadoras e científicas de encontros, seminários e congressos internacionais. Revisora por pares de congressos e de revistas científicas, sendo autora de inúmeros artigos, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.
Recentemente coordenou o projeto "Políticas Públicas e Formação Continuada de Professores para a Educação Inclusiva", realizado pela equipa de investigação da Vindas Educação Internacional, Portugal, e pela equipe de educação do Instituto Alana, Brasil - foram oito casos estudados, situados em seis países: Argentina, Brasil, Escócia, Espanha, Portugal e Uruguai.
É membro fundador e membro da comissão pedagógica da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

Luís Baião
Luís Baião

Professor de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Canelas
Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Pós-graduação no domínio cognitivo e motor.
Mentor do projeto S!M, Somos Capazes que apoia jovens com medidas adicionais na transição para a vida adulta.
Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2020.

Maria João
Maria João Horta

Maria João Horta é professora de Ciências e de TIC , doutorada em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e mestre em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Foi Professora convidada da Universidade Lusófona para a formação inicial de docentes e em unidades curriculares de mestrados. Foi Diretora do Centro de Formação de Professores EDUCOM e depois Chefe da Equipa INCoDe para a Educação, uma organização integrada de políticas públicas para melhorar as competências digitais na educação. Além disso, desempenhou funções como formadora de professores e investigadora na área das tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como consultora na área das TIC para fins de ensino e aprendizagem. Tal inclui a produção de documentos curriculares, a monitorização e a avaliação de projetos de TIC em escolas de ensino básico e secundário, bem como a supervisão da formação de professores no uso educativo de tecnologias digitais.

É comissária na Coordenação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância - SNIPI e coordenadora nacional da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Coordena também o Programa Nacional de apoio às escolas em territórios de intervenção prioritária – TEIP.

Representante de Portugal no WG DELTA, o Grupo de Trabalho da Comissão Europeia para a Educação Digital: Aprendizagem, Ensino e Avaliação e no Grupo de Trabalho sobre Cidadania Digital da European Schoolnet - EUN.

É membro do Board of Directors da European Schoolnet – EUN e do seu Steering Committee.

É representante de Portugal no projeto da OCDE: Educação para Sociedades Inclusivas" e membro do Conselho de Representantes da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.

Atualmente é Subdiretora-Geral da Educação no Ministério da Educação

​

Olívia Nogueira
Olívia Nogueira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, área em que trabalha desde 2007. Desenvolve a sua atividade profissional entre a formação profissional junto de jovens e adultos com limitações intelectuais e a consultoria e formação na área do Turismo Acessível e Inclusivo, por acreditar que são duas áreas centrais na inclusão: a educação/formação e as atividades de turismo e lazer. 

Atualmente trabalha na Unidade de Integração Profissional do Centro de Educação e Formação Profissional Integrada (CEFPI), sendo responsável pela prospeção de entidades onde os formandos possam realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho, com vista à sua integração profissional. 

Paula Gaio
Paula Gaio

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Matemática Aplicada, pela mesma Faculdade, foi docente do ensino secundário desde 1994 até 2013, tendo ainda desempenhado a função de Adjunta da Diretora do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, em S. João da Madeira, entre outras funções tais como Coordenadora dos Diretores de Turma, Presidente do Secretariado de Exames e membro do Conselho Geral.

Representante do Ministério da Educação na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de S. João da Madeira desde 2013, foi posteriormente eleita presidente desta Comissão. Em dezembro de 2016, integrou a Equipa Técnica Regional Norte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a convite do seu Presidente, durante três anos.

Desde 2017 que desempenha as funções de Vereadora na Câmara Municipal de S. João da Madeira, eleita pelo PS, já no segundo mandato, sendo responsável pelos pelouros da Ação Social, Inclusão e Habitação desempenhando, ainda, as funções de Conselheira Interna para a Igualdade e de Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal de habitação - Habitar S. João.

Paulo Serra
Paulo Serra

Professor de Informática no Agrupamento de Nuno Álvares, em Castelo Branco. Licenciado em Informática Empresarial pela Universidade Internacional
de Lisboa.
Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos. Pós-graduação em Educação Especial domínio cognitivo e motor, em Supervisão e Avaliação Escolar e em Sistemas de Informação.
Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2020. Finalista Top 5 - Europris, Prison Achievement Award 2022, com o projeto “Involve prisoners in the development of ICT devices to assist disabled people”.

Pedro Valadares
Pedro Valadares

Inspetor da carreira especial de inspeção da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, desde 2008. Licenciado em Filosofia, foi professor do quadro de nomeação definitiva do grupo 410 – Filosofia, de 1990 a 2007. Tem coordenado, na IGEC, as atividades Educação Especial – Respostas Educativas, Provas de Avaliação Externa e Ação das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva.

Rosa Couto
Rosa Couto
Rosário Ferreira
Rosário Ferreira

Famalicense, gosta de contar histórias e de criar e participar em projetos inclusivos e internacionais. É professora do 1º ciclo de formação inicial, com Especialização e Mestrado em Educação Especial e Doutoramento em Estudos da Criança. Tem 36
anos de serviço, durante os quais conta com várias participações em Congressos e Conferências nacionais e internacionais na área da Educação Inclusiva.

Sandra Marques
Sandra Marques

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação e mestre em Desenvolvimento da Criança pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.

Durante mais de 25 anos trabalhou na FENACERCI, em questões ligadas ao direito de acesso à informação, adaptando e criando de raiz vários materiais de leitura fácil, e ministrando formação sobre o tema para públicos diversos.

É a autora do capítulo relativo a Portugal do manual “Handbook of Easy Languages in Europe”, e é membro fundador da rede internacional de linguagem fácil, ELIN (Easy Language International Network).

Atualmente, trabalha para a Inclusion Europe a desenvolver um projeto para a transição para a comunidade de pessoas a viver em contexto institucional e de capacitação para a autorrepresentação. O acesso à informação é também um aspeto essencial destas problemáticas.
Desenvolve ainda atividades de consultoria e formação na área da acessibilidade cognitiva, com enfoque na linguagem fácil."

Xosé Cid
Xosé Manuel Cid

Professor (1979-1989) e Diretor (1989-90) do Colégio Universitário (USC), Reitor de Ciências Humanas (1994-1998), Vice-Reitor de Extensão Universitária, Universidade de Vigo (1998- 2001), Diretor da Faculdade de Ciências da Educação entre 2001 e 2008, bem como na atual legislatura, a partir de 2020 na nova Faculdade de Educação e Serviço Social. Diretor do programa de doutoramento em Ciências da Educação e do Comportamento. Estreitou especialmente relações com Portugal, com as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Minho, do Porto e dos Institutos Politécnicos de Santarém e Viseu. Membro fundador da Nova Escola Galega em 1983, associação na qual faz parte do Grupo de Trabalho de Educadores para a Paz. Prêmio Sucos Honorários do Tribunal Misto em 2017. Membro da Sociedade Internacional de História da Educação, da Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social, Coordenador da Seção de Pedagogia da Fundação Vicente Risco. Membro Honorário do CEESG. Membro do Conselho Galego de Universidades, nomeado pelo Parlamento Galego, entre 2006 e 2014. Prémio Lois Peña Novo na edição de 2016 Promoveu e participou em inúmeros congressos e conferências, publicando cerca de 50 capítulos de atas de congressos estaduais e internacionais. Destacam-se os que se dedicam à paz e à educação intercultural, com destaque para as cinco edições do Congresso do Património Cultural Galego, em conjunto com o Centro Cultural Popupar Xaquin Lorenzo, ou com Ponte... nas Ondas! Também dirigiu os cursos de verão da Universidade de Vigo em diversas edições durante a década de noventa. 

bottom of page