top of page

Mensagem de boas vindas

boas vindas_edited.jpg

Nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, o Centro Cultural de Chaves irá acolher o II Seminário Inclusão e Diversidade: o direito a ter direitos no Portugal de Abril.

No ano em que celebramos 50 anos de democracia, é importante refletir sobre as conquistas de abril. A inclusão é um tema fundamental neste contexto, representando o compromisso de uma sociedade em acolher e valorizar a diversidade e em respeitar os direitos humanos.

O processo de democratização e o estabelecimento de uma sociedade mais justa e equitativa, impulsionado pela Revolução dos Cravos, tiveram um impacto profundo no desenvolvimento de uma educação mais inclusiva em Portugal. Ao refletirmos sobre o 25 de Abril, devemos reconhecer os avanços conquistados, mas também identificar os desafios que ainda persistem para alcançar uma sociedade verdadeiramente inclusiva. É um trabalho contínuo que requer o compromisso de toda a sociedade, desde as instituições públicas até cada cidadão individual. Só através da promoção da igualdade, da valorização da diversidade e do empoderamento de todos os membros da sociedade, poderemos construir um futuro mais justo e inclusivo para Portugal. Há que assumir que a educação inclusiva é um direito universal, um bem público potenciador dos Direitos Humanos, uma utopia realizável.

É com enorme prazer que a CerciChaves convida docentes, estudantes, técnicos especializados, psicólogos, pais, bem como outros interessados nesta temática, a participar neste evento que tem como principal propósito promover um espaço e um tempo de partilha de conhecimentos, reflexões, inquietações e práticas sobre a Inclusão.

Apelamos, pois, à participação de todas e todos neste Seminário, para que juntos, debatendo, refletindo e agindo, possamos encontrar caminhos para superar os constrangimentos em relação à Inclusão.

A Inclusão é um processo que não pode parar!

Será um privilégio receber-vos na acolhedora e histórica cidade de Chaves.

Chaves: cidade termal

bottom of page